Goiás Previdência participa de edição da Expoprev com foco em sustentabilidade na gestão previdenciária

Representando a autarquia goiana, estiveram presentes o presidente, Gilvan Cândido, o chefe de Gabinete, José Capparelli, o diretor de Gestão de Ativos e Passivos, Leonardo Lúcio, a diretora de Previdência, Milena Dias, a gerente de Atuária, Juliana Salgado, o gerente de Compensação Previdenciária, Fábio Resende, a gerente de Governança, Roberta Crispim, o gestor jurídico, Fernando Venâncio, a técnica em Benefícios, Paula Bianca Dias, e o assessor de Investimentos, Felipe Silva.
A programação da Expoprev contou com temas atuais e de alta relevância para a gestão pública previdenciária. No primeiro dia, o presidente da Goiás Previdência, Gilvan Cândido, ministrou a palestra “Cenários e Desafios Atuais da Previdência e do Servidor Público”. Além de destacar a modernização dos serviços prestados pela Goiasprev, o titular da autarquia apresentou dados sobre a realização da Reforma da Previdência nos diferentes entes do país e levantou a experiência goiana nesta importante medida legislativa: “Entre 2020 e 2024, a Emenda Constitucional n°65/2019 gerou uma economia de R$ 2,3 bilhões, garantindo uma maior sustentabilidade ao Regime Próprio de Previdência Social do Estado de Goiás”.
No encerramento, Gilvan Cândido voltou ao palco ao lado do diretor Leonardo Lúcio para integrar o painel especial “Desafios e Oportunidades na Gestão dos RPPS”. O bate-papo reuniu nomes como o especialista em Previdência Pública, Túlio Pinheiro, o advogado, Marcelo Dias, o consultor de Valores Mobiliários, Reiter Peixoto, o especialista em Investimentos, Flávio Crosara, e o especialista em Previdência e Contabilidade Pública, Marcelo Baião. Mediado por Viviane Vieira, idealizadora do evento, o painel abordou temas como: sustentabilidade fiscal dos entes federativos; celeridade na homologação de aposentadorias e pensões; reformulação do pacto da compensação previdenciária; responsabilidade dos gestores na tomada de decisão; papel dos Tribunais de Contas; meta atuarial dos investimentos e tecnologia como aliada da gestão previdenciária.
Além das contribuições da Goiás Previdência, o evento trouxe palestras técnicas sobre financiamento do déficit atuarial, mudanças no eSocial, condutas vedadas aos RPPS, estratégias de investimento, contabilidade aplicada à previdência, nova Lei de Licitações e Contratos, Pró-Gestão como ferramenta de gestão, responsabilidades e deveres dos dirigentes, transparência e as atualizações do COMPREV.
A participação da Goiasprev reforça o compromisso da autarquia com a excelência na gestão, a capacitação contínua de sua equipe e a busca por soluções modernas e sustentáveis para a previdência estadual. A atuação ativa em eventos como a Expoprev é parte fundamental da estratégia institucional de fortalecer a governança e garantir o equilíbrio financeiro e atuarial do Regime Próprio de Previdência Social do Estado de Goiás.
Goiás Previdência – Governo de Goiás